terça-feira, 6 de agosto de 2013

Introducing Office 365 tenant reports.

Como o administrador do serviço Office 365 na sua empresa, você já quis saber como os usuários estão utilizando os serviços? Quantos usuários estão ativos por email? Existem usuários específicos que estão recebendo mais malware que outros?
Você poderá responder a essas perguntas e muitas outras conforme apresentamos a você os novos relatórios que adicionamos na próxima versão do Office 365.

Navegando pelos relatórios

Se você ainda não fez isso, inscreva-se para obter uma conta Office 365 Consumer Preview for Enterprise. Quando você fizer logon no centro para administradores do Office 365 Preview, serão exibidos relatórios no menu de navegação à esquerda.
Ao clicar em relatórios, será exibida a página de visão geral, que lista os relatórios disponíveis. Eles são agrupados em categorias. Cada categoria contém um conjunto de relatórios relacionados à respectiva área específica do Office 365. Clique em uma categoria para ver uma página de painel ou selecione qualquer relatório individual.

Painel de relatórios

Há um painel de relatórios para cada categoria de relatórios. Esta é uma imagem do painel Proteção.

Cada painel tem as seguintes seções:

Gráfico principal

O gráfico principal é um dos gráficos mais importantes na categoria. É possível interagir com o gráfico principal usando os filtros fornecidos na página. Também é possível usar os links de duração de tempo abaixo do gráfico principal para exibir o relatório de diferentes períodos.

Tabela relacionada

A tabela relacionada se relaciona ao gráfico principal. Na figura acima, o gráfico principal (emails de entrada filtrados) mostra o resumo da quantidade de emails que chegam, enquanto a tabela relacionada (principais destinatários) mostra os 5 usuários que recebem a maior quantidade de emails. Isso ajuda a fazer uma rápida análise em busca de causa e efeito, caso haja algo incomum no gráfico principal. Tabelas relacionadas são fornecidas apenas para gráficos principais que podem exigir informações adicionais desse tipo.

Gráficos relacionados

Gráficos relacionados se relacionam à categoria selecionada. Esses gráficos mostram uma tendência para a métrica que estão monitorando. Se você observar algo incomum no gráfico relacionado, basta clicar nele para que ele troque de posição com o gráfico principal. Assim, você pode observar uma visão ampliada do gráfico e interagir com ele usando os controles de gráfico fornecidos. Ele também pode ter sua própria tabela relacionada, que pode ser usada para obter informações adicionais.

Mais relatórios relacionados

São relatórios adicionais relacionados à categoria selecionada. Clique no título do relatório para um modo de exibição detalhado do relatório.
 

Usando o painel de relatórios

Saiba mais sobre como você pode responder a algumas perguntas administrativas frequentes usando o painel de relatórios.
Os usuários estão usando ativamente o email?
Consideramos uma caixa de correio ativa se um usuário tiver feito logon pelo menos uma vez nos últimos 30 dias. Para ver se os usuários estão usando ativamente o email, vá ao painel de email e abra o relatório atividades de logon da caixa de entrada. Esse relatório mostra o número de usuários ativos e o número de usuários inativos em diferentes níveis de inatividade.


Quanto spam a empresa está recebendo? Que usuários recebem mais spam?
A maior parte do spam nunca atinge as caixas de entrada dos usuários, mas há uma maneira de descobrir a quantidade de spam que tem sido filtrada pelo Exchange Online Protection nos últimos 60 dias.

Para responder a essa pergunta, vá ao painel de proteção e examine o relatório emails de entrada filtrados. Altere a duração do relatório para 60 dias usando o link 60 dias abaixo do gráfico. Agora examine a série de recebimentos de spam. Você vê algo incomum?

Para exibir o spam em mais detalhes, clique no relatório spam de entrada filtrado na coluna à direita. Esse relatório fornecerá as diferentes maneiras através das quais o spam é filtrado. Na tabela abaixo do gráfico, você pode ver os 5 usuários que estão recebendo a maior quantidade de spam.

Relatórios disponíveis

Aqui há uma lista completa, com descrições, dos relatórios disponíveis para cada categoria.

Email

Esses relatórios são sobre suas caixas de correio. Essa categoria inclui os seguintes relatórios:

Atividades de logon da caixa de correio

Mostra o número de caixas de correio ativas e inativas. Uma caixa de correio é considerada ativa se um usuário a acessou pelo menos uma vez nos últimos 30 dias. Caixas de correio inativas são agrupadas pelo número de dias desde que a caixa de correio foi acessada pela última vez.

Caixas de correio novas e excluídas

Mostra o número de caixas de correio ativas, além do número de caixas de correio criadas e excluídas. Uma caixa de correio é considerada ativa se um usuário a acessou pelo menos uma vez nos últimos 30 dias.

Grupos novos e excluídos

Mostra o número de grupos criados e excluídos.

Proteção

Esses relatórios concentram-se em como o Exchange Online Protection está protegendo os usuários contra todas as ameaças. Você também pode usar esses relatórios para ajustar suas configurações do Exchange Online Protection. Essa categoria inclui os seguintes relatórios.

Emails de entrada filtrados

Mostra o tráfego de emails de entrada, com base em como os emails são filtrados; como spam, vírus ou regras de transporte.
Top recipients
Mostra uma lista dos destinatários que receberam o maior número de emails.

Emails de saída filtrados

Mostra o tráfego de emails de saída, com base em como os emails são filtrados; como spam, vírus ou regras de transporte.
Top senders
Mostra uma lista dos remetentes de email que enviaram o maior número de emails.

Spam de entrada filtrado

Mostra quais tipos de spam foram detectados, classificados por tipo de filtragem de spam.
Top spam recipients
Mostra uma lista dos destinatários de email que receberam a maior quantidade de spam.

Resumo de detecção de malware de entrada

Mostra as detecções de malware de entrada, agrupadas por ação.
Top malware recipients
Mostra uma lista dos destinatários que receberam a maior quantidade de malware.

Tipos de malware mais frequentes

Mostra uma lista dos tipos de malware detectados com mais freqüência.

Resumo de detecção de malware de saída

Mostra as detecções de malware de saída, agrupadas por ação.

Resumo de filtragens suspeitas de saída

Mostra as detecções de saída suspeitas, por tipo de filtragem de spam.

Regras

Regras de transporte permitem que você aplique diretivas de mensagens a mensagens no pipeline de transporte. Ações como redirecionar uma mensagem ou adicionar destinatários, aplicar proteção de direitos a mensagens e rejeitar ou excluir silenciosamente uma mensagem podem ser tomadas para as mensagens que correspondam às condições especificadas por você. Os relatórios a seguir mostram o resumo das regras de transporte detectadas nos emails de entrada e saída em sua empresa.

Resumo das regras de entrada

Mostra as regras de transporte detectadas em emails de entrada, agrupadas por gravidade.
Top inbound rules
Mostra uma lista das regras de transporte detectadas com mais frequência em emails de entrada.

Resumo de regras de saída

Mostra as regras de transporte detectadas em emails de saída, agrupadas por gravidade.
Top outbound rules
Mostra uma lista das regras de transporte detectadas com mais frequência em emails de saída.

DLP

DLP é uma abreviação de Data Loss Prevention (Prevenção de perda de dados). Você pode estabelecer diretivas de prevenção de perda de dados para sua empresa para impedir que dados confidenciais sejam enviados para fora da empresa através de emails. Os relatórios a seguir mostram um resumo das diretivas DLP detectadas nos emails de entrada e saída em sua empresa.

Resumo de DLP de entrada

Mostra as diretivas de prevenção de perda de dados (DLP) detectadas em emails de entrada.
Top inbound DLP
Mostra uma lista das diretivas de prevenção de perda de dados (DLP) detectadas com mais frequência em emails de entrada.

Resumo de DLP de saída

Mostra as diretivas de prevenção de perda de dados (DLP) detectadas em emails de saída, bem como as substituições (o usuário enviou o email assim mesmo, apesar da detecção DLP) e falsos positivos (o usuário relata que uma detecção DLP não era de fato uma detecção).
Top outbound DLP
Mostra uma lista das diretivas de prevenção de perda de dados (DLP) detectadas com mais frequência em emails de saída.

Resumo das regras de DLP de entrada

Mostra as diretivas de prevenção de perda de dados (DLP) detectadas em emails de entrada, agrupadas por gravidade.
Top inbound DLP rules
Mostra uma lista das regras de diretivas de prevenção de perda de dados (DLP) detectadas com mais frequência em emails de entrada.

Resumo de regras de DLP de saída

Mostra as diretivas de prevenção de perda de dados (DLP) detectadas em emails de saída, agrupadas por gravidade.
Top outbound DLP rules
Mostra uma lista das regras de diretivas de prevenção de perda de dados (DLP) detectadas com mais frequência em emails de saída.

Fonte: http://community.office365.com/en-us/blogs/office_365_technical_blog/archive/2013/04/30/introducing-office-365-tenant-reports.aspx

http://community.office365.com/pt-br/blogs/pt-office_365_technical_blog/archive/2013/05/03/introduzindo-relat-243-rios-de-locat-225-rios-do-office-365.aspx

http://community.office365.com

       

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