segunda-feira, 29 de julho de 2013

Instalar e Configurar o Windows PowerShell

 
Aplicável a: Office 365 for professionals and small businesses, Office 365 for enterprises, Live@edu
Data da última modificação do tópico: 2010-05-18
Para poder utilizar o Windows PowerShell, certifique-se de que possui as versões correctas do Windows PowerShell e da Gestão Remota do Windows (WinRM) instaladas e configuradas no computador. Tem de utilizar o Windows Management Framework, que contém as versões correctas do Windows PowerShell v2 e WinRM 2.0.
Se o computador tiver o Windows 7 ou o Windows Server 2008 R2, não é necessário fazer qualquer instalação. O Windows Management Framework já está instalado.
Pode transferir e instalar o Windows Management Framework caso o computador tenha um dos seguintes sistemas operativos em execução:
  • Windows Vista Service Pack 1 (SP1) ou SP2
  • Windows Server 2008 SP1 ou SP2
  • Windows Server 2003 SP2
  • Windows XP SP3
Vamos começar:
  1. Desinstalar versões anteriores do Windows PowerShell do computador.
  2. Desinstalar versões anteriores do WinRM do computador.
  3. Instalar o Windows Management Framework
  4. Verificar se o Windows PowerShell consegue executar scripts
  5. Verificar se o WinRM permite que o Windows PowerShell estabeleça ligação.
1. Desinstalar versões anteriores do Windows PowerShell do computador


Para poder instalar o Windows Management Framework, é necessário desinstalar qualquer versão existente do Windows PowerShell.
Nota   Este passo não é necessário no Windows 7 ou no Windows Server 2008 R2.
Desinstalar o Windows PowerShell do Windows Vista


  1. No Painel de Controlo, em Programas, abra Programas e Funcionalidades, e desinstale todas as instâncias do Windows PowerShell que sejam apresentadas na lista de programas instalados. Por exemplo, a versão de Community Technology Preview (CTP) do Windows PowerShell v2 pode ser apresentada como Windows PowerShell (TM) V2.

  2. Em Tarefas, seleccione Ver actualizações instaladas e desinstale todas as instâncias do Windows PowerShell que sejam apresentadas na lista de actualizações instaladas. Por exemplo, o Windows PowerShell V1 poderá ser apresentado como uma actualização do Windows com um dos seguintes números de artigo da Base de Dados de Conhecimento Microsoft:
    • KB928439
    • KB923569
Desinstalar o Windows PowerShell do Windows Server 2008



  1. Inicie o Gestor de Servidor e vá para Funcionalidades.
    1. Clique em Desinstalar Funcionalidades.
    2. Seleccione Windows PowerShell e siga as instruções para desinstalar.
  2. No Painel de Controlo, em Programas, abra Programas e Funcionalidades, e desinstale todas as instâncias do Windows PowerShell que sejam apresentadas na lista de programas instalados.
  3. Em Tarefas, seleccione Ver actualizações instaladas. Desinstale todas as instâncias do Windows PowerShell que sejam apresentadas na lista de actualizações instaladas.
Desinstalar o Windows PowerShell do Windows Server 2003 e do Windows XP


  1. No Painel de Controlo, abra Adicionar ou Remover Programas e desinstale todas as instâncias do Windows PowerShell que sejam apresentadas na lista de programas instalados.
  2. Em Adicionar ou Remover Programas, seleccione Mostrar actualizações. Desinstale todas as instâncias do Windows PowerShell que sejam apresentadas na lista de actualizações instaladas. Por exemplo, o Windows PowerShell V1 poderá ser apresentado como uma actualização do Windows com o número de artigo KB926139 da Base de Dados de Conhecimento Microsoft.
2. Desinstalar versões anteriores do WinRM do computador


Para poder instalar o Windows Management Framework, tem de desinstalar qualquer versão existente do WinRM.
Nota   Este passo não é necessário no Windows 7 ou no Windows Server 2008 R2.
Desinstalar o WinRM do Windows Vista ou Windows Server 2008


  1. No Painel de Controlo, em Programas, abra Programas e Funcionalidades e desinstale todas as instâncias da Gestão Remota do Windows que sejam apresentadas na lista de programas instalados.

  2. Em Tarefas, seleccione Ver actualizações instaladas. Desinstale todas as instâncias da Gestão Remota do Windows que sejam apresentadas na lista de actualizações instaladas. Por exemplo, a Community Technology Preview (CTP) do WinRM 2.0 poderá ser apresentada como WindowsRemoteManagement com um dos seguintes números de artigo da Base de Dados de Conhecimento Microsoft:
    • KB936059
    • KB950099
Desinstalar o Windows PowerShell do Windows Server 2003 e do Windows XP


  1. No Painel de Controlo, abra Adicionar ou Remover Programas e desinstale todas as instâncias da Gestão Remota do Windows que sejam apresentadas na lista de programas instalados.
  2. Em Adicionar ou Remover Programas, seleccione Mostrar actualizações. Desinstale todas as instâncias da Gestão Remota do Windows que sejam apresentadas na lista de actualizações instaladas. Por exemplo, WinRM poderá ser apresentado como uma actualização do Windows com o número de artigo KB936059 da Base de Dados de Conhecimento Microsoft.
3. Instalar o Windows Management Framework


  • Transfira e instale o Windows Management Framework. Escolha o pacote que inclui o Windows PowerShell v2 e o WinRM 2.0, e que se aplica ao sistema operativo, à arquitectura do sistema e ao idioma.
    Depois de instalar o WinRM e o Windows PowerShell, configure o software para funcionar correctamente, conforme descrito nos passos seguintes.
    Nota   Se o computador local estiver protegido por um Microsoft Internet Security and Acceleration (ISA) Server, poderá ter de instalar o Cliente Windows Firewall ou configurar um servidor proxy no computador local para ligar o Windows PowerShell ao serviço baseado na nuvem. Para mais informações, consulte
    Windows PowerShell: FAQs para Administradores.
4. Verificar se o Windows PowerShell consegue executar scripts


  1. Clique em Iniciar > Todos os Programas > Acessórios > Windows PowerShell.

  2. Para abrir o Windows PowerShell, execute um dos seguintes procedimentos:
    • Se tiver o Windows Vista, Windows 7 ou Windows Server 2008 R2, clique com o botão direito do rato em Windows PowerShell e seleccione Executar como administrador. Se obtiver um pedido de controlo de conta de utilizador para confirmar se pretende continuar, responda Continuar.
    • Se tiver o Windows XP ou Windows Server 2003, clique em Windows PowerShell.

  3. Execute o comando seguinte:
    Get-ExecutionPolicy
  4. Se o valor devolvido for diferente de RemoteSigned, terá de alterar o valor para RemoteSigned.
    Nota   Quando define a política de execução de scripts como RemoteSigned, só pode executar scripts que criar no computador ou scripts assinados por uma origem fidedigna.
Activar scripts para execução no Windows PowerShell


Na sessão do Windows PowerShell que acabou de abrir como um administrador, execute o seguinte comando:
Set-ExecutionPolicy RemoteSigned
5. Verificar se o WinRM permite que o Windows PowerShell estabeleça ligação


  1. Clique em Iniciar > Todos os Programas > Acessórios.

  2. Execute um dos seguintes procedimentos para abrir uma linha de comandos:
    • Se tiver o Windows Vista, Windows 7 ou Windows Server 2008 R2, clique com o botão direito do rato em Linha de Comandos e seleccione Executar como administrador. Se obtiver um pedido de controlo de conta de utilizador para confirmar se pretende continuar, responda Continuar.
    • Se tiver o Windows XP ou Windows Server 2003, clique em Linha de Comandos.

  3. Na linha de comandos, execute os comandos seguintes:
    net start winrm winrm get winrm/config/client/auth

    Nota   Se o serviço WinRM já estiver em execução, não é necessário iniciá-lo. Pode verificar o estado do serviço WinRM executando o comando sc query winrm.
  4. No resultados, procure o valor Basic = . Se o valor for Basic = false, terá de alterá-lo para Basic = true.
    Nota   Se iniciou o serviço WinRM e não precisa de alterar o valor Basic, execute o comando net stop winrm para parar o serviço WinRM.
Configurar o WinRM para suportar autenticação básica



  1. Na linha de comandos que acabou de abrir como administrador, execute os seguintes comandos. O valor entre chavetas { } é sensível a maiúsculas e minúsculas:
    winrm set winrm/config/client/auth @{Basic="true"}
  2. No resultado do comando, verifique o valor Basic = true.
    Nota   Se iniciou o serviço WinRM, execute o comando net stop winrm para parar o serviço WinRM.

Sem comentários:

Enviar um comentário